Centro Cultural Fortaleza - Programa Criança e Arte Centro Cultural Fortaleza - Programa Criança e Arte

PROGRAMA CRIANÇA E ARTE

JULHO/2017

PROGRAMA CRIANÇA E ARTE

 

No mês de julho, que é mês de férias, o CCBNB vai proporcionar muita arte, cultura e brincadeira para toda a família, valorizando a convivência em conjunto. Juntos, vamos passear pelos mundos da brincadeira, do circo, das mídias, do origami e da literatura. Pensarmos a diversidade na programação é experienciarmos a pluralidade das nossas infâncias.

 

OFICINAS

 

Oficina de Arte: Origami

Dia 01, sábado, 14h

 

Na oficina Brincando com Origami faremos dobraduras de papel, inventando brinquedos coloridos e cheios de movimento, para você se divertir com a família e os (as) amigos (as). Esperamos você. 50 minutos. Livre.

 

Filosofia e Mídias

Dia 08, sábado, 14h

 

Por que a gente brinca? O Brincadeiras de Filosofia e Mídias deste mês será um espaço para pensarmos juntas de forma lúdica e interativa sobre a importância de brincar e das diversas formas de brincadeiras existentes. 50 minutos. Livre.

 

Brincadeiras Literárias

Dia 29, sábado, 14h

 

Mediadores: Gorete Albuquerque e Chicão Oliveira

 

Descobrir, explorar, aprender… E criar novos mundos, novas realidades por meio da imaginação e da brincadeira com livros que a gente lê, gosta e estabelece com ele uma relação de carinho e cuidado também. “Brincadeiras Literárias” é um espaço para descobrir o livro como objeto de afeto e de ludicidade também.

Participe! Livre. 50 minutos.

 

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

 

Contos Fraternos

Dia 22, sábado, 14h

Contadora: Gorette Albuquerque

 

Você é capaz de recordar quem foi a primeira pessoa a quem você identificou como amig@? Todos os contos reunidos para essa sessão falam de encontros, desencontros, reencontros e sobre o elo entre as pessoas e a respeito desses laços humanos de afeto, confiança e lealdade. 50 minutos. Livre.

 

 

ARTES CÊNICAS

 

A programação de Artes Cênicas do Programa Criança e Arte deste mês traz uma série de atividades que tematizam o direito de brincar de todas as crianças. Vamos inventar juntos muitas brincadeiras aqui no CCBNB, pois a diversão está garantida!

 

Show Doidice que Dá

Paula Tesser e Natasha Faria

 

Dias 01 e 29, sábados, 15h.

 

O show “Doidice que Dá”, primeiro trabalho infantil das cantoras Paula Tesser e Natasha Faria. O espetáculo musical tem direção de Osiel Gomes. De forma lúdica, com elementos cênicos e muita irreverência, as cantoras interpretam músicas de compositores cearenses, como Fausto Nilo, Valdo Aderaldo e Chico Anysio, e clássicos do repertório infantil da MPB. Livre. 50 minutos. (Foto: Nicolas Gondim)

 

Show em 5 minutos

Cia. Dale Circo (SC)

 

Dia 08, sábado, 15h

 

"Show em 5 minutos" é um espetáculo versátil que mostra uma personagem de poucas palavras e indiscreta que chega até o público de forma direta procurando cumplicidade no olhar da plateia. Livre. 50 minutos.

 

Imaginário Criador

Grupo Motim de Teatro (Quixeré/CE)

 

Dia 22, sábado, 15h

 

A gente sempre espera que uma história seja que nem bicho: tenha cabeça, corpo e rabo. Mas eu conheço uma porção de bichos que não tem rabo. Como, por exemplo, as baratas. E de barata eu entendo, porque brinquei por muito tempo com elas. Cheguei a criar uma. E assim como ela, fiz nos ferros velhos, os cemitérios do tempo virarem ouro. Livre. 40 minutos.

 

 

DIÁLOGOS CULTURA INFÂNCIA

 

Com Paula Tesser e Natasha Faria

 

Dia 01, sábado, 16h

 

A edição deste mês tem como convidada as cantoras Paula Tesser e Natasha Faria que compartilharão com o público aspectos da criação do "Show Doidice que Dá", primeiro trabalho das cantoras para as crianças. Livre. 30 minutos.

As duas artistas já estiveram juntas no projeto “As Gata Pira”. Nascida na França, filha de pais brasileiros, Paula Tesser gravou CDs gravados e participou de filmes.

Natasha Faria é cantora e atriz. De formação multidisciplinar, atuou no espetáculo “Oceanos e Utopias”, do encenador francês Philippe Genty. Cantora de jazz, se apresentou em diversos festivais e casas noturnas na Europa, com a banda Mukeka.

 

 

CINE INFÂNCIA

 

O fim do recreio

Dia 22, sábado, 16h

 

O cine infância deste mês está muito legal porque iremos tratar de um assunto muito importante para todas as crianças: o direito de brincar. Participe conosco para debater o assunto e dar sua opinião. Sinopse do filme: No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história. Recheado de vibrantes brincadeiras infantis, "O fim do recreio" é um curta-metragem para todos os públicos, que bota a boca no trombone e avisa: cobra parada não come sapo!

Classificação Indicativa: Livre. (17 min.)

 

 

TRENZINHO DA HISTÓRIA

 

A história com o Bode Ioiô

Dias 08 e 29, sábados, 16h

 

As crianças e seus responsáveis adultos passearão pelas ruas e avenidas do Centro histórico de Fortaleza. Num veículo do tipo trenzinho, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da história ao passar por praças, monumentos e equipamentos da cidade.

O Trenzinho da História conta com a ilustre participação do Bodinho Iôiô. Classificação Indicativa: Livre. 50 vagas. 60min.