Centro Cultural Fortaleza - Programa Criança e Arte Centro Cultural Fortaleza - Programa Criança e Arte

PROGRAMA CRIANÇA E ARTE

 

PROGRAMA CRIANÇA E ARTE
SETEMBRO/2017

 

OFICINAS

 

Instrumentos sustentáveis

Dia 09, sábado, às 14h

 

Mediação: Pedro Madeira e Bruno Vasconcellos

 

Já pensou em construir seu próprio instrumento musical? Nesta oficina você vai construir um. Durante a atividade os mediadores farão algumas demonstrações introdutórias de como tirar um som legal do seu instrumento musical. Vem nessa, convide seus amigos! Os acompanhantes adultos poderão ajudar os pequenos na confecção. Ah! Mas é importante que o adulto não faça pela criança e, sim, construa com ela. A faixa etária indicada é a partir dos 6 anos. 50 minutos.

 

Filosofia e Mídias

Dia 16, sábado, às 14h

 

Mediação: Mel Andrade

 

No Filosofia e Mídias deste mês vamos pensar sobre a nossa relação com a Mãe Natureza. Você já parou pra pensar de que maneiras interagimos com o meio ambiente? De que formas interferimos nele? Vem com a gente! A faixa etária indicada é a partir de 7 anos. 50 minutos.

 

Brincadeiras Literárias

Dia 23, sábado, às 14h

 

Orientação: Goreth Albuquerque

Mediação: Chicão Oliveira

 

A natureza precisa de cuidados diários, sabemos disso, né?! E você sabia que também ela esconde seres fantásticos que a protegem? Vamos conhecer um ou mais destes seres que moram nas florestas, através de uma leitura divertida e depois poderemos confeccionar um brinquedo com materiais reutilizáveis. Não perde hein?!

Classificação Indicativa: Livre. 50 minutos.

 

Arte na cabeça

Dia 30, sábado, às 14h

 

Mediação: Elisabete Pacheco

 

Que tal confeccionar um boneco que vira planta? Nesta oficina, as crianças e seus acompanhantes poderão fazer um divertido boneco chamado Cabeça de Alpiste com a reutilização de materiais. Após a oficina, as crianças podem levar os bonecos para casa e com aquele carinhoso cuidado diário, em alguns dias ele poderá germinar.

Classificação Indicativa: Livre. 50 min.

 

ARTES CÊNICAS

 

Imaginação sem limites

Dia 02, sábado, às 15h

 

O ilusionista Adriano Régis convida a todos para uma impressionante demonstração de seus truques inovadores usando elementos da ciência. O público presenciará fatos incríveis e inexplicáveis aos sentidos humanos. Basta um pouco de imaginação! Classificação Indicativa: Livre. 50 min.

 

Mãe D’água

Dia 09, sábado, às 15h

 

Um espetáculo que conta a história de um menino, curioso, que gostava de brincar no rio. Sempre que podia, e quando não podia também. Numa noite ele vai, porém aquela não é uma noite comum. É noite da Mãe d’água subir à superfície. Inspirada em contos, causos e lendas do imaginário popular tradicional, Mãe d’água apresenta o mistério delineado pela ingenuidade e imaginação; uma metáfora da busca humana por conhecer e explicar. Assim, o Grupo Ânima de Teatro de Bonecos cria e recria universos e paisagens, além de povoar de seres e espécies.

Classificação Indicativa: Livre. 50 min.

 

Esconderijo dos Gigantes

Dias 16 e 30, sábados, às 15h

 

Hanabi quer ser a mais alta de sua tribo. Bonjongo começou a andar e nunca mais parou. Hanabi é vila. Bonjongo é estrada. Isolados em uma vila que valoriza a grandeza física, Hanabi fica encantada com a altura que Bonjongo tem junto ao mundo que carrega. Já Bonjongo tem desejo por água e, com o encontro, tem a primeira parada de sua jornada. Classificação Indicativa: Livre. 50 min.

 

A Viagem de Felipe

Dia 23, sábado, às 15h

 

Um menino da cidade, engomadinho e fascinado pela internet. Esse é Felipe, personagem central do espetáculo que conta a história deste garoto que vai passar as férias na casa da avó, no interior. Lá não tem internet e ainda tem um prefeito muito malvado. E agora? Quais aventuras poderão acontecer nesse lugar tão misterioso? Como irá se divertir? Prontos para embarcar nessa viagem?

Classificação Indicativa: Livre. 40 min.

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

 

Os Gêmeos Ibejis numa Aventura Dançante!

Dia 02, sábado, às 14h

 

Contadora: Lia Braga

Vamos brincar com a ancestralidade africana. Os irmãos gêmeos negros, belos, corajosos e brincalhões serão nossos personagens.

De tão espertos e espirituosos, eles até conseguiram enganar Icu, a morte, com a ajuda de um amigo especial. Quer descobrir como eles conseguiram? Querem saber que amigo é esse? Através de um universo lúdico, mágico e rico, vamos embarcar em uma aventura africana permeada pelo encantamento da teatralidade, dança e musicalidade. Classificação Indicativa: Livre. 50 min.

 

Na floresta onde os bichos falam

Dia 23, sábado, às 16h

 

Contadora: Elisabete Pacheco

A Contação de Histórias “Na Floresta onde os bichos falam” traz, para o público de várias idades, histórias divertidas em que os bichos falam e as crianças ouvem e participam utilizando adereços e fantoches que enriquecem o visual das narrativas dos textos de diversos autores brasileiros. A contadora empresta a sua voz nessas narrativas para incentivar o cuidado com a natureza e a preservação dos animais.

 

DIÁLOGOS CULTURA INFÂNCIA

 

Espetáculo infantil “O Esconderijo dos Gigantes”

Com a Inquieta Cia. de Teatros

 

Dia 16, sábado, às 16h

 

Que tal bater um papo bem descontraído com os atores do espetáculo “O Esconderijo dos Gigantes” após a apresentação do dia 16 de agosto? Então, fica um pouco mais! No Diálogos Cultura Infância, todas as crianças poderão perguntar aos artistas o que quiserem. A Inquieta Cia. de Teatros lhe convida para compartilhar os aspectos da criação do espetáculo. Classificação Indicativa: Livre. 30 minutos.

A Cia. surgiu do Grupo 3x4 de Teatro, criado em 2006 a partir da afinidade entre colegas de turma do Curso Superior de Tecnologia em Artes Cênicas-CEFET. Identificando-se como Inquieta Cia. De Teatro, tem como objetivo estilhaçar funções e referências em suas atividades artísticas, interessando-se por criações colaborativas e por circunstâncias que incomodem e mobilizem tanto o teatro como o contexto sociocultural em que este se encontra.

 

CINE INFÂNCIA

 

Não Custa Nada

Dia 09, sábado, às 16h

 

Nesta edição, vamos conversar e experienciar sobre “Não Custa Nada”. O personagem principal é Jean, um menino de classe média que está preocupado com a preservação do meio ambiente, porém, não recebe a devida atenção quando fala sobre o assunto.
Cláudia é uma menina pobre que sobrevive graças ao lixo que recolhe e vende para reciclagem. Um dia, enquanto recolhia lixo em frente à casa de Jean, Cláudia o vê pela janela e se encanta. A partir de então, o que era para ser só lixo, acaba dando um novo sentido à vida dos dois.

Mediação: Leandro Bezerra. Classificação Indicativa: Livre. A atividade dura 50 minutos e o filmete dura 13 minutos 49s.

 

TRENZINHO DA HISTÓRIA

 

Com o Bode Ioiô

Dias 02 e 30, sábados, às 16h

 

As crianças e seus responsáveis adultos passearão pelas ruas e avenidas do centro histórico de Fortaleza. Num veículo do tipo trenzinho, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da história ao passar por praças, monumentos e equipamentos da cidade. O Trenzinho da História conta com a ilustre participação do Bodinho Iôiô.

Classificação Indicativa: Livre. 50 vagas. 60min.