Centro Cultural Fortaleza - Cinema Centro Cultural Fortaleza - Cinema

CINEMA
JULHO/2017

 

O Cineclube exibe neste mês de julho proposta inédita e ousada, a Mostra Capital Financeiro – Ter ou Ser?

O que é o mercado financeiro? Como a economia influencia quem somos, nos nossos valores e nossa forma de viver? Como e a partir de, que se cria o dinheiro? Quais as consequências da globalização da economia? São 5 filmes, entre ficções e documentários, que tratam desde a menor até a maior influência direta e indireta, de vivermos num mundo determinado pela economia e suas demandas de mercado e pela necessidade existencial do “Ter antes do ser”, onde quem tem mais capital pode determinar as regras do sistema. Não perca essa oportunidade de entender melhor as regras que ditam o sistema através do cinema, venha e convide seus amigos.

 

 

Zeitgeist II - Addendum

Dia 01, sábado, 10h30

 

Uma análise do sistema financeiro mundial atual, sem dogmas ou meias palavras. Como os grandes banqueiros regem o mundo. Por que em muitos países os presidentes e as forças armadas não servem à nação mas, apenas aos interesses das grandes corporações. Zeitgeist II - Addendum, EUA, 2008. Direção: Peter Joseph. Colorido. Documentário. 120 minutos. Livre.

 

 

A Grande Aposta

Dia 08, sábado, 10h30

 

Michael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Corretores percebem a oportunidade e passam

a oferecê-la a seus clientes. Uma dupla desses, dois iniciantes na Bolsa de Valores, percebe que pode que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pede ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso. The Big Short, EUA, 2016. Direção: Adam McKay. Colorido. Drama. 126 minutos. 12 anos.

 

Capitalismo – Uma História de Amor

Dia 15, sábado, 10h30

 

Michael Moore apresenta uma análise de como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos Estados Unidos, visando gerar lucros cada vez maiores para um grupo seleto da sociedade, enquanto que a maioria perde cada vez mais direitos. Capitalism: A Love Story, Eua, 2009. Direção: Michael Moore. Colorido. Documentário. 126 minutos. 18 anos.

 

 

Trabalho Interno – A verdade da crise

Dia 22, sábado, ás 10h30

 

Através de uma pesquisa extensiva e entrevistas com economistas, políticos e jornalistas, “Inside Job - A Verdade da Crise”, mostra-nos as relações corruptas existentes entre as várias partes da sociedade. Narrado pelo ator Matt Damon e realizado por Charles Fergunson, este é o primeiro filme que expõe a verdade acerca da crise econômica de 2008. A catástrofe, que custou mais de $20 trilhões, fez com que milhões de pessoas perdessem as suas casas e os seus empregos.

Inside Job, EUA, 2010. Direção: Charles Ferguson. Colorido. Documentário. 108 minutos. 10 anos.

 

 

A Dívida

Dia 29, sábado, 10h30

 

Três histórias relacionadas entre si pela globalização das finanças. Um trio de engravatados típicos de Nova Iorque decidindo, sem saber, ou sem se importar, o destino do Peru. A decisão que tomarem afetará a economia, o orçamento nacional, e provocará os inevitáveis cortes do orçamento social; um pequeno agricultor, dono de uma parcela nas montanhas perdidas dos Andes, sofre a pressão causada por aqueles confortavelmente instalados em algum escritório em outro continente. Oliver’s Deal, EUA/Esp/Per, 2015. Direção: Barney Elliott. Colorido. Drama. 99 minutos. 16 anos.