Centro Cultural Fortaleza - Conversas Filosóficas Centro Cultural Fortaleza - Conversas Filosóficas

CONVERSAS FILOSÓFICAS

SETEMBRO/2017

 

 

Temática: Suicídio: Quando as palavras silenciam

 

Dia 16, sábado, às 14hrs

 

O sentido da vida e o desejo de viver é a grande questão que interroga o homem ao longo da sua história. Os índices de suicídio têm apresentado taxas em crescimento de 45% nos últimos 20 anos e constitui-se como a segunda causa de morte entre adolescentes.

O ato do suicídio envolve reflexões amplas e complexas e revela alguns dos impasses da subjetividade diante da articulação do sujeito consigo e com o outro: a incapacidade de lidar com a dor psíquica, a desesperança, o abandono, a violência, a fragilidade dos vínculos e da articulação simbólica.

Nesta edição, o programa Conversas Filosóficas vem contribuir com as reflexões e ações do Setembro Amarelo – Mês Internacional de Prevenção ao Suicídio. É preciso falar sobre o assunto. É possível prevenir o suicídio.

 

Palestrante: Prof.ª Dr.ª Alessandra Silva Xavier, graduada em Psicologia (UFC), mestre em Educação (UFC), doutora em Psicologia Clínica (Universidade Santiago de Compostela – Espanha), professora do curso de Psicologia (UECE), estudiosa do desenvolvimento humano, psicanálise, psicoterapia e suicídio.

 

Venha, traga seus amigos e participe de nossas Conversas Filosóficas.

 

Classificação Indicativa: 16 anos. 240 min.