Forma de Atuação Forma de Atuação

Conheça a forma de atuação do Crediamigo

O programa de microfinanças urbana do Banco do Nordeste - Crediamigo tem sua atuação fundamentada nas diretrizes do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) do Governo Federal, que visa incentivar a geração de trabalho e renda entre microempreendedores. O PNMPO é regulamentado pela Lei 11.110, que permite também a operacionalização do microcrédito por meio de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público -  OSCIPs.

Desde 2003, o Banco do Nordeste conta com importante parceria do Instituto Nordeste Cidadania - INEC, OSCIP que contribui com a operacionalização do Crediamigo do Banco do Nordeste.

Na operacionalização do Programa adota-se a metodologia de microcrédito produtivo orientado, que consiste no atendimento, por pessoas treinadas, aos empreendedores formais ou informais, com o fim de efetuar o levantamento sócio-econômico para definição das necessidades de crédito; no relacionamento direto dos agentes de microcrédito com os empreendedores, no próprio local de trabalho; e na prestação de serviços de orientação sobre o planejamento do negócio.

O Banco do Nordeste atua em primeiro piso, acompanhando, supervisionando e fiscalizando o  cumprimento do termo de parceria, e proporcionando o apoio necessário a OSCIP para que o objeto do termo de parceria seja alcançado em toda a sua extensão. O Banco mantém, sob sua responsabilidade, o deferimento das propostas de crédito que lhes são encaminhadas e a liberação das parcelas concedidas aos beneficiários.

Em setembro de 2017, o Instituto Nordeste Cidadania operacionaliza o Crediamigo em toda a área de atuação do Banco do Nordeste, dispondo atualmente de mais de 5.874 colaboradores, dentre Coordenadores, Administrativos, Assessores de Crédito, Recursos Humanos e Técnicos.