IV Fórum de Integridade e Ética
DATA:
Segunda-feira, dia 21 de setembro de 2020, das 9:30h às 12:00h;
Terça-feria, dia 29 de setembro de 2020, das 9:30h às 11:30h.
OBJETIVO:
Construir diálogo entre as instituições do Governo Federal, instituições bancárias e de mercado, sobre a atual ambiência de governança no Brasil.
PÚBLICO-ALVO
Autoridades e técnicos do Governo: de Órgãos de Controle Externo (TCU/CGU) e administradores, autoridades e técnicos de bancos/empresas privados e públicos. Este ano, excepcionalmente, todo os participantes estarão conectados virtualmente, em decorrência da ação preventiva e de controle à pandemia de Covid 19.
METODOLOGIA:
- Diálogo: A arte de pensar juntos. Dinâmica de convivência estruturada que cria ambiência de abertura para que o compartilhamento seja livre e provoque reflexões construídas pela conversação, produto desta abertura.
- Prática: Apresentação de práticas, experiências e conceitos, na visão de cada uma das partes envolvidas nos temas propostos, com posterior diálogo orientado por pontos focais. O preâmbulo é apresentado por um mediador, para que os debatedores iniciem seu tema dentro do contexto. Durante o processo de diálogo, os debatedores devem interagir informalmente sem necessidade de mediação formal. Cabe aos mediadores participarem do processo como membros do círculo. A ideia é estabelecer conversa fluida e integrada entre todos os membros, inclusive plateia, que poderá intervir durante a conversa.
Acreditamos que podemos fazer melhor quando pensamos juntos e colocamos ideias em movimento!
Este ano não poderíamos fugir do tema que alterou nossas vidas, pessoal e profissionalmente: como viver durante uma crise de pandemia mundial?
Então o tema proposto cria aderência com a experiência imediata vivenciada pelas empresas e pessoas no mundo. De repente a rotina precisou ser alterada, as formas e modos de convivência mudados radicalmente...
Nas empresas, novas regras definem novos procedimentos. O mundo em pânico, mas precisando caminhar para superar mais uma grande adversidade. Questões profundas e superficiais emergem ao mesmo tempo e condutas individuais e coletivas serão relatadas na história.
“A coerência entre pensamento, discurso e ação” (1) entram em observação: Como escolhemos viver nos tempos de crise?
Nesta edição trataremos deste tema para levantar questões e experiências e melhor entender a tendência seguida e novos modelos que surgiram e surgirão a partir desta nova realidade onde precisamos saber como a dinâmica de integridade está ocorrendo em tempos de crise.
Nota: (1) Erhard & Jensen. “Honrar a Palavra”. Apud IBGC
Segunda-feira, 21 de setembro de 2020Tema Focal: Integridade e Sustentabilidade em tempos de crise. | |
Horário | Atividade |
09h00 - 09h30 | ABERTURA
|
09h30 - 10h30 | Painel I: Governança e Gestão de processos críticos nas organizações em tempos de crise |
Palestrante:
Mediação:
Debatedores:
| |
10h30 - 11h30 | Painel II: Compliance X Cultura de Integridade? |
Palestrante:
Mediação:
Debatedores:
|
Terça-feira, 29 de setembro de 2020 | |
Horário | Atividade |
09h30 - 10h30 | Palestra Magna PETROBRAS - Virando a página em favor da integridade |
Palestrante:
| |
10h30 - 11h30 | Diálogo
|
Currículos dos debatedores, mediadores e palestrantes
Roberta Codignoto
- FORMAÇÃO: Consultora de Compliance, palestrante e professora com mais de 20 anos de experiência, com extensa experiência internacional na STAPLES Inc., Especialista em Negociação pela Harvard Law School e em Compliance pelo INSPER, Pós-Graduanda em Direito Empresarial - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Pós-Graduada em Administração Jurídica pela EPD-Escola Paulista de Direito e Graduada em Direito pela Universidade Ibirapuera.
- CARGO ATUAL: É Vice-Presidente do IBIP – Instituto Brasileiro de Integridade Pública e treinadora voluntária da Alliance for Integrity (Afin), iniciativa que engloba empresas nacionais, multinacionais e organizações internacionais.
- PRÊMIO: Eleita entre os 5 consultores de compliance mais admirados do Brasil no 2° Anuário Compliance ON TOP, também ocupando a posição "top 3" no ranking dos Advogados Mais Admirados do Brasil na área de Compliance, na publicação Análise 2019 Advocacia 500. Pelo 2° ano consecutivo, foi reconhecida entre os Executivos Jurídicos Mais Admirados do Brasil pela publicação anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros.
Pedro Ruske
- FORMAÇAO: Formado em Direito pela USP, Pós graduado em administração pela FGV.
- CARREIRA: Auditor de Finanças e Controle na CGU desde 2012. Foi Agente de Fiscalização Financeira no TCE/SP. Atuou como advogado na área de direito empresarial e operações societárias.
- CARGO: Atualmente Diretor de Promoção da Integridade na CGU.
- PROFESSOR: Professor de Compliance na FGV/RJ.
Marcelo Barbosa de Castro Zenkner
- CARGO ATUAL: Diretor Executivo de Governança e Conformidade da Petrobras.
- FORMAÇAO: Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e Doutor em Direito Público pela Universidade Nova de Lisboa (FDUNL).
- CARREIRA: Ex-Promotor de Justiça e Ex-Secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo.
- PROFESSOR: Professor da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e professor de cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), PUC e IBMEC, dentre outras. Autor da obra “Integridade Governamental e Empresarial”, publicado pela Editora Fórum (2019).
Cornélio Farias Pimentel
- CARGO ATUAL: Diretor de Controle e Risco do Banco do Nordeste do Brasil S/A desde 15 de outubro de 2019.
- FORMAÇAO: É graduado em Ciências Contábeis. É especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas e em Aperfeiçoamento de Profissionais para o Mercado de Capitais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).
- CARREIRA: Tem experiência de 25 anos como servidor do Banco Central, onde exerceu diversas funções como chefe-adjunto e chefe de departamento de monitoramento do sistema financeiro. Participou de missões de fiscalização em agências de bancos brasileiros localizadas nos Estados Unidos e na Inglaterra. Foi também consultor do Banco Mundial, contratado pela sede em Washington, atuando na implantação, normatização e supervisão de sistemas de informação de crédito.
Pamela Grabrielle R G Roque
- FORMAÇAO: Advogada, graduada e mestre em Direito Comercial pela USP.
- CARGO ATUAL: Atualmente é Professora Orientadora do LLM em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais e do LLC em Direito Empresarial no INSPER – Instituto de Pesquisa e Ensino. Como advogada, trabalha em Direito Público e Empresarial no Brasil, e atuou como advogada intercambista no escritório britânico Michelmores LLP (Londres/UK), junto a profissionais especializados em Compliance e regulação financeira.
- LIVRO: É autora dos livros Governança Corporativa de Bancos e a Crise Financeira Mundial – Análise Comparativa de Fontes do Cenário Brasileiro (Editora Almedina, 2017), e Securitização de Créditos Vencidos e Pendentes de Pagamento e Risco Judicial (Editora Almedina, 2014), é coordenadora das coleções Estudos Aplicados de Direito Empresarial – Mercados Financeiro e de Capitais e Estudos Aplicados de Direito Empresarial – LLC em Direito Empresarial, ambas publicadas pela Editora Almedina.
- PROFESSORA: Foi Professora Visitante na Universität St Gallen, na Suíça, com disciplina ministrada sobre Compliance e Governança Corporativa.
Francisco Eduardo de Holanda Bessa
- FORMAÇAO: Bacharel em Ciências Econômicas e Mestre em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. É auditor certificado (Certified Government Auditing Professional - CGAP) pelo IIA. Participou do Programa Minerva em Economia pela George Washington University em 2012 e do Programa Executivo de Competências para Liderança pela Universidade de Indiana em 2018. Foi funcionário, gerente de agência e Superintendente Financeiro do Banco do Nordeste.
- CARGO ATUAL: Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU e chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia.
- PROFESSOR: Atua como professor universitário na área de contabilidade gerencial, ética e mercado financeiro.