FNE P-Fies FNE P-Fies

Crédito fácil para ter um curso superior

Finalidade

O Programa de Financiamento Estudantil é destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Beneficiários

Podem se inscrever no processo seletivo do FNE P-Fies os candidatos que, cumulativamente, atendam às seguintes condições:

  • Ter participado do Enem, a partir de 2010, e obtido média das notas das provas igual ou superior a 450 pontos, além de ter nota maior que zero na redação.
  • Para obter o financiamento, os estudantes devem estar matriculados em instituições de ensino conveniadas.

Limites de Financiamento

100% do valor da mensalidade.

Prazos

Carência: A operação não tem carência. A partir do segundo mês de financiamento, o aluno inicia os pagamentos das prestações.

De pagamento: Até três vezes o tempo de permanência do estudante na condição de financiado, tendo como referência o período regular de duração do curso.

Garantias

  • Para os financiamentos (acrescidos ao saldo devedor já existente) de até R$ 100 mil: a garantia do crédito será aval, na qual o avalista deverá possuir renda mensal igual ou superior a 5 (cinco) vezes o valor da parcela financiada ou 5 (cinco) salários mínimos, o que for maior. Pode-se incluir mais de um avalista para garantir o financiamento;
  • Nos casos em que ultrapassar R$ 100 mil, será exigida a garantia real, ou seja, um bem, para fins de hipoteca, que servirá para garantir a operação.

Vale destacar, também, que é previsto seguro prestamista obrigatório, que também será  financiado. O valor é definido de acordo com o curso escolhido.