O Hub de Inovação Bando do Nordeste atua como gestor do processo de inovação, influenciando a cultura da inovação da Organização, envolvendo o corpo funcional nos processos de inovação, com o objetivo de impactar positivamente a cultura da inovação.

A conexão entre pessoas é essencial para que a inovação aconteça. As ideias nascem na maioria das vezes inacabadas, e a contribuição de outros indivíduos acaba por complementar ideias originais, gerar novas e torná-las muitas vezes reconhecidas, exequíveis e viáveis. Este é o princípio pelo qual se norteiam espaços destinados a fomentar a inovação em todo o mundo.

"TED" é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada ao lema "ideias que merecem ser compartilhadas", iniciado há mais de 29 anos como uma conferência na Califórnia, e, desde então, o TED tem crescido para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas, estando disponível em 110 idiomas. No mesmo espírito das ideias que merecem ser disseminadas, o TEDx é uma franquia da metodologia TED, com um programa de eventos locais organizados de forma independente, que reúne diferentes pessoas para compartilharem experiências no formato e conforme orientações de uma conferência TED.

O Banco do Nordeste é detentor de licença e permissão de realização do evento. A veiculação dos vídeos está restrita ao ambiente interno do Banco do Nordeste.


TEDxBancodoNordeste - Edição 2019

#TEDxBancodoNordeste

 

A versão 2019 do TEDxBancodoNordeste recebeu o tema "Inovar é só Tentar" com o objetivo de impactar positivamente os funcionários, convidando-os ao papel proativo como agente de mudança e inovação nos processos. A edição contou com as palestras "Eu não vou desistir, vai valer a pena!" do embaixador pelos Direitos Humanos da ONU, Ciswal Santos, com "Uma Jornada de Transformação Digital" do Head de Experiência do Consumidor, Inteligência Artificial e Plataformas Digitais do Banco Next/Bradesco, Eder Gonzaga, "Seja Intraempreendedor!" do Gerente Executivo Estadual do Banco do Nordeste na Paraíba, Keke Roseberg, "Inovar é só Tentar" da mais jovem premiada pelo Inovativa Brasil, Vaneska Sousa e "Transformação das Pessoas" do Secretário de Gestão de Informações para o Controle Externo do TCU, Wesley Vaz.

Ciswal Santos

BIO: De catador de latinhas à aluno de Harvard. O tricampeão de Judô, campeão nordestinos de xadrez, escritor e também professor de Tecnologia do SENAI, ingressou na faculdade aos 16 anos, graças ao projeto de energia solar sustentável, com tecnologia da NASA. Tornando-se embaixador dos Direitos Humanos pela ONU.

Palestra: "Eu não vou desistir, vai valer a pena!"

Tópicos:

Desafios da Pobreza; Empreendendo e o Mindset para Vencer; Como Ser o Herói da Vida de Alguém; A Infância e os Sonhos de Criança; Superação: Harvard e comenda da ONU.

Eder Gonzaga

BIO: Head Of Costumer Experience, Artificial Intelligence and Digital Plataform do Banco Next. Experiência de 21 anos no segmento bancário, atuando no Next desde a fase de ideação. Formado em Administração de Empresas pela UMC – Universidade de Mogi das Cruzes Especialização em Gestão de Projetos, pela FIA – Fundação Instituto de Administração. MBA em Gestão de Negócios Bancários pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Palestra: "Uma Jornada de Transformação Digital"

Tópicos:

Inovando pelas Dificuldades; A Mudança pro Digital; O Sobrenome Corporativo; A Transformação das Coisas; Não há Como Deter o Futuro; Banco Tradicional x Banco Digital; O Digital, o Público Millenium e o mercado Fintech; A Experiência do Cliente; Mude seu Mindset para Inovar;

Keke Roseberg

BIO: Gerente Executivo do Banco do Nordeste na Superintendência Estadual da Paraíba. Paraibano de João Pessoa, pai e marido dedicado. É ciclista (Mountain Bike) entusiasta e apreciador de turismo histórico. Possui formação acadêmica como Técnico em Informática pelo IFPB, Mestre em Administração pela UFPB (ênfase em Sistemas de Informação), MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Especialista em Gestão Pública pela UFPB e mais recentemente MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. A partir do ano de 2017 intensificou sua busca pela desconstrução e reconstrução de sua ação profissional, com interesse (e curiosidade) nas áreas de CriATIVIDADE e inovAÇÃO como drivers para o intraempreendedorismo no Banco do Nordeste do Brasil.

Palestra: "Seja Intraempreendedor!"

Tópicos:

A Metáfora do Heliocentrismo; A Pesquisa Radar Fintech; A Necessidade de Adaptação; O Framework do Intraempreendedor: 1 - Respire Novos Ares, 2 - Replique e Reconheça, 3 - Excelência da Tarefa, 4 - Domine sua Criatividade; Seja Arretado;

Vaneska Sousa

BIO: Aluna do ensino público que se tornou graduanda de Sistemas e Mídias Digitais na Universidade Federal do Ceará. Aos 16 anos criou uma plataforma de ensino com mais de 3 mil alunos, visando otimizar o aprendizado através da gamificação. Em 2018, foi a mais jovem empreendedora a passar pelo Inovativa Brasil. Também atua como líder técnica numa empresa de software, além escritora de blogs técnicos da área, ministra treinamentos e workshops. Faz parte do grupo de desenvolvedores da Google em Fortaleza.

Palestra: "Inovar É Só Tentar!"

Tópicos:

O Seu Superpoder; Empreendedorismo Corporativo; As Novas Realidades; Que Marca Deixar no Mundo?; A Educação é a Solução!; A Digitalização da Educação; Inovar é Resolver um Problema; Fundando uma Startup; Inovação é Continuar Tentando;

Wesley Vaz

BIO: Profissional certificado em estratégia e inovação pelo MIT, possui mestrado em Ciência da Computação pela Unicamp e MBA em gestão empresarial pela PUC-GO. Atualmente é Secretário de Gestão de Informações para o Controle Externo do TCU, tendo ocupado as funções de Diretor de Fiscalização de Governança de TI do TCU e Coordenador do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro do Ministério da Justiça. É co-autor do livro “A descomplicada contratação de TI na Administração Pública”, docente em cursos de pós-graduação e conferencista em eventos sobre estratégia, liderança, controle externo, inovação e transformação digital.

Palestra: "Transformação das Pessoas"

Tópicos:

A Importância do Governo na Vida das Pessoas; A Burocracia. Fazer Mais com Menos; Fazer diferente; Prototipar Soluções; A Síndrome do Terno Preto; Dominar o Problema; A Mudança de Cultura;

TEDxBancodoNordeste - Edição 2017

#TEDxBancodoNordeste

Com o tema “O novo sempre vem”, TEDxBancodoNordeste de 2017 foi a estreia da franquia no Banco. Realizado na sede do Banco, em Fortaleza, o evento contou com ilustres personalidades da região Nordeste. O evento abordou vários temas através das palestras "Banco do Futuro - 5 Tecnologias disruptivas" do Chefe da Indústria de Serviços Financeiros na Microsoft Brasil, Adriano Bottas; "Inovação e Desenvolvimento Regional" do Inovador-chefe do Banco do Nordeste, Carlos Eduardo Gaspar; "A Força do Empreendedor" do empreendedor e diretor executivo da 800AUTO, Fred Pinho; e "Smart Cities Como Futuro Do Desenvolvimento Das Cidades" da Sócia e fundadora das empresas do grupo Planet The Smart City, Susanna Marchionni.

 

Adriano Bottas

BIO: Chefe da Indústria de Serviços Financeiros na Microsoft Brasil, responsável pelo relacionamento com Bancos, Pagamentos, Seguros e Mercados Financeiros. Desde 2016, responsável por apoiar Bancos brasileiros a entender melhor a era disruptiva para negócios bancários e fornecer soluções inteligentes da Microsoft para aceleração e transformação do novo ecossistema digital na indústria de serviços financeiros. Entusiástico da Transformação Bancária Digital, Futuro da Banca, Divisas Cripto, Blockchain, FinTechs e Tecnologias Disruptivas. Especialização em Estratégia de Vendas, Banca Digital e Gestão de Pessoas. Acumulou grande experiência ao longo de dez anos liderando equipes multidisciplinares cobrindo a conta Itaú-Unibanco na IBM. Em 2012, liderou a equipe da IBM no Brasil para a assinatura de uma das maiores e mais importantes ofertas da IBM globalmente. Em 2014, também liderou a negociação de uma das maiores transações da IBM globalmente. Reconhecido com o "All Stars Award" em 2015.

Palestra: "Banco do Futuro - 5 tecnologias disruptivas"

Tópicos:

Como as gerações futuras enxergarão o presente; Disrupção e as novas tecnologias; Externalidades da crise financeira mundial; Cinco novas tecnologias disruptivas; Previsões para o futuro;

Carlos Eduardo Gaspar

BIO: Inovador-chefe do Banco do Nordeste. Reinventor-chefe da própria vida. Viveu do extremo Sul do País (Porto Alegre) ao extremo oeste da América (San Francisco-EUA), mas como bom filho dessa terra, trabalha para colocar o Nordeste do Brasil à altura de seu potencial. Faz anúncios [graduado em Comunicação Social (PUC-RS)], lê balanços e análises [especializado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC)], administra pessoas e processos [MBA Executivo pelo IBMEC, Fundação Dom Cabral e Amana key] e quer mudar o mundo [mestre em Empreendedorismo Social pela Hult International Business School de San Francisco, EUA]. Empreendeu fora do Banco [de aluguel de Videokê a franquia de objetos interessantes, passando por agência de publicidade] e dentro do Banco também [de especialista administrativo, consultor, gerente executivo, gerente do Ambiente de Publicidade e Mídias Digitais e coordenador de Projeto Estratégico]. Hoje ajuda com excepcional equipe, no Hubine.

Palestra: "Inovação e Desenvolvimento Regional"

Tópicos:

Teorias e Dados Econômicos da Inovação; Schumpeter e as ondas de mudança tecnológica; Fatores para a Inovação acontecer; Passos da inovação empresarial; Empresas e Tecnologias inovadoras da região Nordeste do Brasil; Cultura da inovação;

Fred Pinho

BIO: Administrador de Empresas pela Unifor MBA em Gestão pela FGV – RJ. Certificação Internacional Desenvolvimento de Pessoas pela More Institute – Alemanha. Foi Coordenador Geral da Associação de Jovens Empresários – AJE, Secretário-Geral da Fórum Nacional de Jovens Lideranças Empresariais e vice-presidente do Centro Industrial do Ceará – CIC. Experiência em Gestão na Área Pública como Diretor-Adm/Financeiro da CEASA. Atualmente: Diretor da 800AUTO Serviços Automotivos; da PROSPERE Mentoria para Empresários e Sócio da GSA – Tecnologias em Gestão de Salas de Aula.

Palestra: "A Força Do Empreendedor"

Tópicos:

Dramatização empresário com desafios; Somos todos empreendedores!; A Vida como o maior empreendimento; O Herói, o humano e a força interior; A jornada do Herói; O 'EU' empreendedor;

Susanna Marchionni

BIO: Sócia e fundadora das empresas do grupo Planet The Smart City, junto com o presidente Giovanni Savio, está desenvolvendo o primeiro projeto piloto de Cidade Inteligente Social do mundo em São Gonçalo do Amarante (CE). É bacharel em Economia - Universidade de Turim, Itália. Em 1996 iniciou a atividade no setor imobiliário na Itália, gerindo projetos de compra, venda, reforma e renovação por empresas italianas: Setim sas, Gestem sas, Rivarossa srl, Magnolia srl – nas duas últimas, atuou como parceira de Giovanni Savio. Em 2011 começou a atuar no setor imobiliário no Ceará, onde lidera o desenvolvimento do projeto Smart City Laguna desde 2013.

Palestra: "Smart Cities Como Futuro Do Desenvolvimento Das Cidades"

Tópicos:

O que são moradias sociais?; O que são cidades inteligentes?; Os objetivos de uma cidade inteligente; Exemplos de cidades inteligentes; Os quatro pilares de uma cidade inteligente;


Deseja colaborar no TEDxBancodoNordeste, indicar temas ou palestrantes?

Participe, envie sua sugestão através do email: inovacao@bnb.gov.br.