Centro Cultural Fortaleza - Música Centro Cultural Fortaleza - Música

Espetáculos ao vivo de música instrumental e vocal em todos os gêneros musicais.

 

MÚSICA
JULHO/2017

 

CARDÁPIO MUSICAL

 

Pontualmente às 12h, no intervalo do trabalho, hora de relaxar e repor energias, o programa tem por objetivo uma ação performática capaz de proporcionar ao público presente, diferentes aspectos da apreciação musical com perspectiva na formação de plateia, lazer, informação e interação. As ações deste julho, mês de festividades voltadas para as comemorações de aniversário do BNB e nosso Centro Cultural, estarão voltadas para os gêneros genuinamente nordestinos onde a sanfona será homenageada.

 

Vanin & Nicinha – “O Casal do Acordeon”

Dia 07, sexta-feira, 12h

 

Dedicados ao estilo regional como o forró, xote, xaxado, baião, chorinho e frevo, e se destacando também em estilos de música nacional e internacional como valsas, jazz, tango e polka. “O casal do acordeon”, assim chamado carinhosamente pelo público, marcou o cenário regional se apresentando ao lado de grandes artistas como o mestre Dominguinhos e Adelson Vianna.

 

Makito Vieira – Costura Fina

Dia 14, sexta-feira,12h

 

Traz o canto, a rabeca e a viola caipira acompanhados por Raul Porfí rio e Igor Ribeiro. O show “Costura Fina” une instrumentos da cultura popular em contraponto a instrumentos que fogem do tradicional. Sã o muitas raízes, escolas, tendências e linhas que vã o da tradição à contemporaneidade. A costura entre elas junto ao corpo brincante em cena traz um resultado fino e moderno.

 

Freitas Filho

Dia 21, sexta-feira, 12h

 

Tem na sanfona seu instrumento único e de trabalho. Nela, Freitas "canta" o sertão e o Jazz. A música boa de qualquer estilo tem lugar garantido nas suas apresentações. Integra a Orquestra Sanfonas do Ceará e o grupo do grande compositor e instrumentista Tarcísio Sardinha. Já tocou com artistas de renome nacional como Dominguinhos, Elba Ramalho, Fagner, Beto Barbosa, Fausto Nilo e Marcos Lessa, dentre outros.

 

Samuel Rocha & Nonato Lima – “Um Toque Cearense”

Dia 28, sexta-feira, 12h

 

Do dedilhado da sanfona e acordes do violão nasce “Um toque cearense”, homenagem e gratidão aos grandes mestres que influenciaram e vivem na musicalidade de Nonato e Samuel, jovens artistas que partilham da admiração a Dominguinhos, Garoto, Sivuca, dentre outros. A parceria aconteceu de forma espontânea e natural, unindo qualidade musical e paixão pela música brasileira. O show conta com as participações especiais de Chico Paulo Viana e Marcelo 21.

 

 

 

LETRAS & MÚSICAS

A temporada de ações promovidas pelos concertos do “Jazz em Cena” tem como foco apresentações capazes de atrair o público, pelo diferencial, pela qualidade, pela consistência, pela oportunidade de conferir, em Fortaleza, apresentações em tributo a nomes históricos do jazz, chance habitualmente presente apenas em outras grandes capitais internacionais ou, ainda de modo apenas eventual, em poucas capitais brasileiras.

“Time Further Out” - Tributo a Dave Brubeck

Dia 08, sábado, 19h

 

Esse show oferece ao público cearense a oportunidade de conhecer melhor, mergulhar em temas experimentais, elaborados, como também melódicos e divertidos do artista. Vale conferir ao vivo mais um grande disco da história do jazz. Esse show também é uma homenagem à musicalidade do quarteto formado por Dave

Brubeck, Paul Desmond, Eugene Wright e Joe Morello.

 

David Krebs: The Big Beat - Tributo a Art Blakey & The Jazz Messengers

Dia 29, sábado, 19h

O baterista alemão David Krebs e um time de primeira linha da cena instrumental cearense apresentam na íntegra, o álbum “The Big Beat”, um dos mais conhecidos da trajetória de ArtBlakeye da história dojazz, em particular do bebop. Em destaque, composições de Wayne Shorter, como “The chess players”, “Sakeena’s vision” e “Lester left town”. Traz ainda um dos maiores standards norte-americanos de todos os tempos, “It´s only a paper moon".