Centro Cultural Fortaleza - Música Centro Cultural Fortaleza - Música

Espetáculos ao vivo de música instrumental e vocal em todos os gêneros musicais.

 

MÚSICA
SETEMBRO/2017

 

Caetano Brasil & Grupo: o mundo do choro contemporâneo

Dia 01, sexta, às 18h

 

O trabalho autoral, com músicas assinadas por Caetano Brasil, apresenta um viés inovador com composições de choro influenciadas pelo jazz, música folclórica oriental e ritmos latinos. Seja pela diversidade de estilos musicais, presentes em diversos países, ou mesmo pela qualidade da interpretação dos músicos, o que tem-se como resultado do trabalho é uma legítima obra musical contemporânea que reflete a mistura de várias culturas na música. Dando nome ao projeto, tem-se o clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador musical Caetano Brasil e seu grupo formado pelos músicos Adalberto Silva (contrabaixo), Gladston Vieira (bateria), Guilherme Veroneze (piano) e Rick Vargas (percussão). O repertório das apresentações origina-se nas músicas autorais do primeiro CD do artista. Caetano Brasil & Grupo ministrarão oficina para crianças de 6 a 10 anos na mesma data, de 14h às 16h.

*Projeto Apoiado pelo Edital Lei Rouanet BNB

 

Orquestra Sanfônica Balaio do Nordeste

Dia 16, sábado, às 19h

 

O evento consiste na realização de uma aula-espetáculo com explanação e demonstração dos ritmos nordestinos e de um show da Orquestra Sanfônica Balaio do Nordeste, nos Centros Culturais do Banco do Nordeste das cidades de Sousa-PB, Juazeiro do Norte/CE e Fortaleza/CE. Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60min.

*Projeto Apoiado pelo Edital Lei Rouanet BNB

 

CARDÁPIO MUSICAL

 

Pontualmente às 12h, no intervalo do trabalho, hora de relaxar e repor energias, o programa tem por objetivo uma ação performática capaz de proporcionar ao público presente, diferentes aspectos de apreciação musical com perspectiva na formação de plateia, lazer, informação e interação.

 

Neto Ferreira

Dia 01, sexta, às 12h.

 

Pianista, tecladista, produtor musical, professor de música, licenciado no Curso de Música pela UECE, atua como sideman para diversos artistas da região, apresenta-se em vários festivais de música pelo país. Participou de projetos instrumentais como o "Duo Piano e Flauta", com Cleyton Gomes, "Estamos aí", com o Sandro Mota Trio, "Quarteto Arapuca" e com Natanael Pereira. No seu projeto instrumental enfatiza todas as suas influências musicais e intitula-se de “Neto Ferreira Trio”.

 

Rebeca Câmara Trio

Dia 08, sexta, às 12h

 

Os músicos Natanael Pereira (gaita) e Rebeca Câmara (violão) desenvolvem um trabalho com um repertório de música brasileira, envolvendo obras de compositores consagrados como Pixinguinha, Dominguinhos, Jacob do Bandolim, entre outros.

Juntos vêm desenvolvendo esse trabalho há mais de dois anos, com apresentações frequentes em bares e restaurantes na cidade de Fortaleza. A experiência e o entrosamento do duo faz com que a sonoridade musical seja bastante completa. Participação especial de Igor Ribeiro na percussão.

 

Marcus Caffé – Caffé, samba e baião

Dia 14, quinta, às 12h.

 

Intérprete e cantor brasileiro com 30 anos de carreira profissional, iniciou seus estudos técnicos com a Professora Leiláh Carvalho Costa em Fortaleza. Estudou com o Barítono Francisco Campos Neto (SP) e Maria Helena Bezzi (RJ). Dotado de timbre de tenor dramático, tem como principais características a agilidade vocal, boa extensão e figuras de expressão surpreendentes à disposição de seu canto popular. Produziu três discos solo e participou de inúmeros projetos de autores no Ceará e Brasil.

 

4UARTAL

Dia 15, sexta, às 12h

 

Formado em 2016, o grupo desenvolve repertório de composições autorais e arranjos de música instrumental com ênfase na improvisação e em gêneros da música brasileira e nordestina. Os quatro integrantes, Ferreira Júnior, Marcos Maia, Cláudio Miranda e Marcelo Holanda, são músicos de formação artística e acadêmica que estão em constante atividade no cenário musical de Fortaleza.

Atualmente, o grupo planeja entrar em estúdio para a gravação de seu primeiro disco.

 

Edinho Vilas Boas canta Milton Nascimento

Dia 21, quinta, às 12h

 

Edinho Vilas Boas é cantor, compositor, violonista e técnico em música formado pelo Instituto Federal do Ceará. Foi primeiro lugar no festival Canta Ceará (2010) e melhor intérprete do festival de Tatuí em São Paulo (2012). Fez turnê em Portugal com o show “Vila Portela” em Porto, Lisboa, Coimbra e Algarve. Participou do DVD "Luar de sol", de Jorge Vercillo. Lançou três discos e um DVD. Hoje à Noite (2003), com participação especial de Dominguinhos, Vida Voz e Violão (2010), Retumbante (2015) e o DVD Forró Brasileiro (2016).

 

Daniel Sombra – “Voz e violão pelo mundo”

Dia 22, sexta, às 12h.

 

Cantor solista, professor de música e conselheiro municipal de Cultura em Caucaia. Gravou os álbuns “Dichterliebe / Amor de Poeta” (Edital das Artes Secult 2010) e “Canções Brasileiras Conterrâneas” (Prêmio Editais das Artes Seculfor-2010). Ao lado de Rodrigo Castro, violonista e professor, interpretam as obras de Alberto Nepomuceno, Heitor Villa-Lobos e Manuel de Falla, compostas para duo de violão e tenor.

 

Brazilian Jazz

Dia 28, quinta, às 12h

 

Brazilian Jazz é o encontro musical dos experientes multi-instrumentistas e compositores Márcio Resende (sax e flauta) e Carlinhos Patriolino (bandolim e violão) e pelo pandeirista e produtor musical Tauí Castro. O Brazilian Jazz é a convergência de três músicos que aportam ao choro, à bossa e ao jazz uma releitura muito singular. Oriundos de trajetórias diferentes, a formação do Brazilian Jazz teve como impulso as "Quintas com Jazz " no Café Culture, situado à Praia de Iracema, desde janeiro de 2017. Nos shows, ou jam sessions realizadas, o trio foi se equalizando e produzindo uma sonoridade muito própria, mas com os aportes trazidos por cada um. O encontro desses três músicos permite um mergulho na música sem distinção de fronteiras. Seja pelos improvisos, cadências, pegada rítmica e autoria mesmo quando é interpretação.

 

Giorgi Gelashvili & Liana Fonteles

Dia 29, sexta, às 12h.

 

O concerto lírico levará o público a um passeio pelo universo da lírica mundial. Serão apresentadas canções e árias de óperas consagradas, como a italiana, zarzuelas, entre outras, passando por Mozart até Strauss, incluindo também a obra brasileira como o cearense Alberto Nepomuceno e de compositores georgianos. O duo de cantores será acompanhado pelo pianista Bruno Fragoso.

 

LETRAS & MÚSICAS – “Jazz em Cena”

A temporada de ações promovidas pelos concertos do "Jazz em Cena" tem como foco apresentações capazes de atrair o público, pelo diferencial, qualidade, consistência, oportunidade de conferir, em Fortaleza, apresentações em tributo a nomes históricos do jazz, chance habitualmente presente apenas em outras grandes capitais internacionais ou, ainda de modo apenas eventual, em poucas capitais brasileiras.

 

Nayra Costa Canta Ella Fitzgerald

Dia 09, sábado, às 19h

 

Oportunidade para o público do "Jazz em Cena" conferir todo o talento de Nayra Costa, cantora destacada para todo o ´país no programa "The Voice", da TV Globo, e que atualmente se prepara para lançar seu primeiro disco autoral. Mas antes, oferece um belíssimo espetáculo em homenagem a Ella Fitzgerald, no palco do Centro Cultural Banco do Nordeste, em mais um show do "Jazz em Cena". "Cry me a river", "Summertime", "Dream a little, dream of me", "The nearness of you", "Cheek to cheek", "I get a kick out of you", "But not for me", "How high the moon" são algumas das inúmeras canções que se fizeram clássicas na voz de Ella, tornando-se também standards do jazz, revisitados por instrumentistas e intérpretes mundo afora.

 

Tributo A Chick Corea E Ao Return To Forever - Com Edson Távora

Filho e grupo

Dia 23, sábado, às 19h

 

Ao lado de mestres como Jerônimo Neto (baixo acústico), Iann Calíope (flauta), Vitório Cavalcante (bateria) e Anna Canário (vocais), Edson Távora Filho abordará um dos períodos mais instigantes da história do jazz-fusion, revisitando a sonoridade tornada eterna por Chick Corea e o grupo Return to Forever, fundado por ele em

1972, tendo gravado vários discos e mantido, como integrantes sempre presentes, Chick e o baixista Stanley Clarke. Mas também incluindo os brasileiros Airto Moreira e Flora Purim, que ganharam especial destaque nos EUA e no mercado internacional a partir da colaboração com o pianista. O saxofonista e flautista Joe Farrel completava o time.

 

LETRAS & MÚSICAS

 

Adelson Viana e Nonato Luiz

Dias 20 e 27, quartas, às 19h

 

Talento em dobro. Mestres em seus instrumentos, o acordeonista, pianista, compositor, arranjador e produtor musical Adelson Viana e o extraordinário violonista, compositor e também arranjador Nonato Luiz, agregaram seus talentos em um trabalho inédito e autoral, unindo o som das cordas do violão aos acordes da sanfona, em caminhos harmônicos e melódicos que vão do erudito ao popular. O fortalezense Adelson Viana, que toca do piano ao acordeom, já dividiu palco com artistas como Fagner, Zeca Baleiro, Dominguinhos, Jorge Vercillo, Elba Ramalho, Yamandu Costa, Paulo Moura, Renato Borguetti, entre outros. Com oito álbuns lançados na carreira, Viana evidencia o tom universal e a riqueza de timbres e possibilidades advindas da sanfona nordestina. Nonato Luiz, nascido em Mangabeira, sul do Ceará, é internacionalmente reconhecido, somando uma discografia com 35 títulos, formada em sua maioria por trabalhos autorais. É um ícone da música e do violão brasileiro. Separadamente, cada um tem carreira e público cativo. Juntos, ampliam aplausos e intensificam emoções por onde se apresentam. O CD Dobrado, é o registro deste duo de mestres de encher os ouvidos à primeira audição. Nesse show apresentarão um repertório eclético, passando por composições autorais a clássicos da música brasileira e universal.

 

AÇÃO HIP HOP

 

O programação Hip Hop trabalha as artes integradas inerentes à cultura Hip Hop.

O grafite, o hip hop, a poesia, o rap e a dança break são as principais ações que ocorrem, tanto nas dependências do CCBNB como na Praça do Ferreira, tendo a música como o pilar principal de difusão e fio condutor da proposta de inspirar a juventude. Através de shows de rap e dança, batalhas de MCs, encontros de danças urbanas, desenvolvidas e ministradas por artistas populares de Fortaleza, estes jovens oriundos da periferia, narram suas histórias de vida, inspirando pessoas a acreditarem em seus sonhos e buscarem realizá-los, fundamentados no poder do conhecimento adquirido na educação formal e na sua vivência cotidiana, além de usar a arte com ferramenta de impacto social.

 

Ação Hip Hop

Dia 02, sábado, das 17h às 20h

 

Formato: All Style – Dança VS Dança – 2vs2 – 32 vagas

Nesta modalidade há espaço para todos os estilos de dança, como popping locking, dança contemporânea, break e outros estilos. Com inscrições realizadas no CCBNB, 32 duplas fazem parte da edição. Apresentações já previstas: Battle Crews – Conexão – Eusébio Breakers.

 

Grupo convidado: Tijolin B. Boy

DJ: Tartaruga

Host: Taurus

 

Dia 23, sábado, das 14h às 17h – Praça do Ferreira

Batalha de MCs – MCs 1VS1 – 16 vagas

Abertura: Sarau – MCs locais (Inscrição no Local) e Microfone livre.

Espaço que contempla novatos e veteranos MCs rimadores presentes na ação, formando assim uma roda de rima livre.

Grupo convidado: Rap das Ruas

DJ: Willian

Apresentador: Pedro Vilão

Curadoria: Batuque do Coração