Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

Banco do Nordeste reconhece contribuição de personalidades ao desenvolvimento regional

Banco do Nordeste reconhece contribuição de personalidades ao desenvolvimento regional

Fortaleza, 18 de julho de 2019 – Como parte das comemorações dos seus 67 anos de atuação, o Banco do Nordeste promove a entrega da Comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Regional nesta sexta-feira, 19. A solenidade será realizada na abertura da programação do Fórum BNB de Desenvolvimento, a partir das 9h30, no auditório da sede da empresa, em Fortaleza (Av. Dr. Silas Munguba - 5.700 - Passaré).

Na categoria Político-Institucional, os homenageados são o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Mucio Monteiro Filho; a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; e o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto. O empresário pernambucano Jorge Petribú recebe a comenda na categoria Empresarial. Já o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Krerley Irraciel Martins Oliveira será agraciado na categoria Acadêmica.

A Comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Regional reconhece pessoas físicas ou instituições nacionais e internacionais, das classes política, empresarial e governamental, das universidades e centros de pesquisa ou da sociedade civil organizada, que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento do Nordeste.

O Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento e o Encontro Regional de Economia são promovidos em paralelo pelo BNB em parceria com a Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec). Os eventos objetivam mobilizar a comunidade acadêmica em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional do Nordeste.

Categoria Empresarial

Jorge Petribú – Usina Petribú

O pernambucano Jorge Cavalcanti de Petribú iniciou sua vida profissional aos 18 anos, na Usina Petribú S/A, atuando nas áreas industrial, comercial, financeira e agrícola. A empresa mantém uma escola especialmente criada para proporcionar educação de qualidade aos filhos de funcionários. Atualmente, emprega mais de 4 mil funcionários em todo o grupo.

Categoria Acadêmica

Professor Krerley Irraciel Martins Oliveira (Ufal)

Mestre em Matemática, na área de Sistemas Dinâmicos, Krerley foi eleito membro afiliado à Academia Brasileira de Ciências, em 2007. É professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e fundou o Programa de Olimpíadas de Matemática  no Estado, no qual treina jovens talentos para a Matemática. O professor é referência em estudos científicos avançados. Em 2016, ele e sua equipe venceram o maior prêmio científico da França, o Grand Prix Scientifique Louis D., concedido pela primeira vez a um projeto matemático.

Categoria Político-Institucional

José Mucio Monteiro Filho – Presidente do Tribunal de Contas da União

Engenheiro civil, graduado pela Escola Politécnica de Pernambuco, foi vice-prefeito de Rio Formoso de 1976 a 1982. Assumiu a Prefeitura  do município no período 1982 a 1983 e elegeu-se como deputado federal em cinco mandatos. Licenciou-se do mandato na legislatura de 1995 a 1999 para exercer o cargo de secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, no Recife (PE), de entre 1997 e 1998. Dedicou-se por cerca de 12 anos à iniciativa privada do setor da agroindústria em Pernambuco e no Mato Grosso.

Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias – Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  

Formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (MG), ocupou cargos de destaque na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Governo do Estado Mato Grosso do Sul (Seprotur). Deixou o Executivo Estadual para concorrer ao cargo de deputada federal, sendo eleita em 2014. Foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e reeleita para mais uma legislatura. Licenciou-se do mandato para assumir o cargo de ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a partir de  fevereiro de 2019.

Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto – Ministro do Desenvolvimento Regional

Servidor efetivo do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, integrante da carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Gustavo Canuto é graduado em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Entre 2016 e 2018, foi chefe de gabinete do ministro da Integração Nacional e também secretário executivo da pasta. Gustavo Canuto assumiu compromissos em outros órgãos federais, como: secretarias de Aviação Civil e Geral da Presidência da República e na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No início de 2019, assumiu o Ministério do Desenvolvimento Regional.


Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x