Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

CCBNB Fortaleza promove seminário em homenagem aos 80 anos da obra Vidas Secas

Fortaleza (CE), 17 de maio de 2018 – Para comemorar os 80 anos de publicação da obra Vidas Secas, clássico da literatura brasileira e obra-prima do escritor Graciliano Ramos, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza) promove seminário de quatro dias, ministrado por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento acontece de 22 a 25 de maio, das 15h às 18h. As inscrições são gratuitas.

Em quatro encontros, a rica “biografia” do livro – seus temas, personagens, fortuna crítica e adaptações – será colocada em apreciação, a partir de enfoques renovados e transversais. O objetivo é marcar a importância do livro, por meio de sua construção narrativa, das temáticas colocadas em cena, da recepção pela crítica brasileira e estrangeira sobre suas releituras no cinema e nos quadrinhos.

Durante o seminário, que dura 12 horas, serão apresentadas as seguintes temáticas: Ler Vidas Secas: uma narrativa sobre infância e família; A história de um clássico da literatura brasileira: palavras da crítica; Baleia, estrela do livro, artista de cinema; e Vidas Secas transmídia: o filme, os quadrinhos.

O evento será conduzido pelos professores Fernanda Coutinho, do curso de Letras, e Sávio Alencar, mestrando em Literatura Comparada.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Os interessados devem enviar email para cultura@bnb.gov.br, informando nome completo e telefone, e escrevendo “Seminário Vidas Secas – Inscrição” no campo do assunto.


Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x