Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Voltar

Descendentes das Tribos e Luísa e os Alquimistas são destaques na programação de julho do CCBNB Sousa

Fortaleza, 3 de julho de 2019 – Os acordes da boa música regional, com influências globais, dão a tônica no Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa no mês de julho. A banda cajazeirense Descendentes das Tribos, que movimenta a cena cultural reggae no sertão paraibano, apresenta-se no dia 27 de julho, às 20h. O grupo traz em sua musicalidade também os sons do brega e do rock.

No mesmo dia, sobe ao palco, a partir das 21h, a banda potiguar  Luísa e os Alquimistas, que desde 2015 circula por várias cidades e festivais do Brasil. O show em Sousa encerra a turnê do segundo disco “Vekanandra”, trabalho que trafega pelos universos do pop underground, da música eletrônica nordestina, passando pelo soul e por influências jamaicanas.

Dança

A Associação Cultural Junina - ACJ fundada no Bairro Angelim em Sousa e reconhecida pelos espetáculos que leva aos arraiais na cidade e região apresenta a Junina Explode Coração, que homenageia Luiz Gonzaga e os 30 anos de sua partida. Dia 4, às 19h30 ocorre a apresentação de coreografias elaboradas ao som das músicas do Rei do Baião na apresentação/homenagem intitulada “O Reino Da Voz Que Não Se Cala”.

Infantil

As férias da criançada contam também com programação especial no equipamento. A contação de histórias intitulada “Um, Dois, Três, no Cordel era Uma Vez” compõe a programação voltada aos pequenos, no dia 12, às 14h. A narrativa é feita por Luis Carlos Rolim de Castro, a partir de três cordéis infantis, cujos textos aguçam o imaginário das crianças enquanto que as instrui e diverte. Os três momentos são motivadores à atenção e curiosidade.

O CCBNB Sousa oferta também duas apresentações do espetáculo “O Pequeno Príncipe”, no dia 20 de julho, às 16h e às 19h30. A peça lança luz sobre a questão do posicionamento do adulto na contemporaneidade. Sob o olhar do principezinho, o público é conduzido a perceber a vida de outro modo e a passear com ele entre o mundo fantástico e o cotidiano, que torna-se mais cru e metódico à medida que nos tornamos adultos. As personagens transitam entre esses mundos como viajantes em busca de tentar compreender o essencial da vida.

Formação artística

Alinhada à missão do Centro Cultural de formar novos artistas, a programação de julho oferta nos dias 3, 17 e 24, sempre às 18h, a “Oficina de formação artística aliada à prática musical com o violão”. Iniciado no mês de março, este trabalho ministrado por Leonardo Casarin Kaminski pretende atender cinco pontos essenciais que contemplam diferentes aspectos para o desenvolvimento da prática musical: técnica, execução, composição, literatura e apreciação. Pretende-se formar músicos e entusiastas com apurado senso crítico, sensibilidade e habilidade musical. O produto final das oficinas será uma apresentação musical com os participantes, envolvendo diversas formações musicais, incluindo a orquestra de violões formada no decorrer dos encontros.

Os frequentadores da Biblioteca terão nos dias 6 e 27, às 14h30, a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver a sua capacidade de percepção. O Workshop desenvolve o raciocínio abstrato e espacial, estratégias por meio da organização do pensamento e democratizar este jogo-arte-ciência.

Cinema

Por todo o mês, o Centro Cultural dispõe de ampla programação de longametragens. Entre os filmes exibidos em julho estão: Como treinar seu dragão 3 (Dir. Dean DeBlois), O Retorno de Mary Poppins (Dir. Rob Marshall), Jurassic World: Reino Ameaçado (Dir. J. A. Bayona), Wifi Ralph - quebrando a internet (Dir. Rich Moore e Phil Johnston), Moana - Um mar de aventuras (Dir. de John Musker e Ron Clements), Uma Aventura LEGO (Dir. Phil Lord e Christopher Miller), Somos tão jovens (Dir. Antônio Carlos da Fontoura) e Uma aventura Lego 2 (Dir. Mike Mitchell).

 

O CCBNB Sousa também sedia, dia 25 de julho, às 14h, a “I Mostra de arte e cultura ECI MJS: O jovem transformando o seu projeto de vida em arte”. O projeto visa mostrar o protagonismo de jovens estudantes da região, por meio de trabalhos escolares em diversas linguagens artísticas, enfatizando o cinema. A mostra será iniciada com a exibição do filme “O canto secreto de Acauã”, produzido pelos alunos da ECIMJS, seguido de debate e outras apresentações.

 

Diariamente, o CCBNB está aberto à visitação da biblioteca e das exposições “Sapiens”, do artista visual paraibano Edilson Parra e “Permanência”, do gaúcho David Ceccom, de terça a sexta, de 13h às 21h e  aos sábados, das 14h às 22h.

 

As três unidades dos Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza e Cariri, no Ceará, e Sousa, na Paraíba) contam com programação gratuita para públicos de todas as idades. Os equipamentos funcionam de terça a sábado. A programação de agosto já está em produção e logo será divulgada.

 

SERVIÇO:

 

Show Banda Descendentes das Tribos

Quando? Dia 27, sábado, às 20h

Classificação livre

 

Show Banda Luísa e os Alquimistas

Quando? Dia 27, sábado, às 21h

Classificação livre

 

O Reino Da Voz Que Não Se Cala

Quando? Dia 4, quinta, às 19h30

Classificação livre

 

Contação de histórias intitulada “Um, Dois, Três, no Cordel era Uma Vez”

Quando? Dia 12, sexta, às 14h

Classificação livre

 

Teatro - O Pequeno Príncipe

Quando? Dia 20, sábado, às 16h e às 19h30

Classificação livre

 

Oficina de formação artística aliada à prática musical com o violão

Quando? Dia 3, 17 e 24 (quartas), às 18

Classificação livre

 

I Mostra de arte e cultura ECI MJS: O jovem transformando o seu projeto de vida em arte

Quando? Dia 25, quinta, às 14h

Classificação livre

 

Cinema - O Retorno de Mary Poppins

Quando? Dia 6, sábado, às 19h

Classificação livre

 

Cinema - Jurassic World: Reino Ameaçado

Quando? Dia 9, terça-feira, às 18h30

Classificação livre

 

Cinema - Wifi Ralph - quebrando a internet

Quando? Dia 13, sábado, às 19h

Classificação livre

 

Cinema - Moana - Um mar de aventuras

Quando? 16, terça-feira, às 19h30

Classificação livre

 

Cinema - Uma Aventura LEGO

Quando? Dia 18, quinta-feira, às 19h

Classificação livre

 

Cinema - Somos tão jovens

Quando? Dia 23, terça-feira, às 19h

Classificação livre

 

Cinema - Uma aventura Lego 2

Quando? Dia 30, terça-feira, às 19h

Classificação livre

Visitação da biblioteca e exposições “Sapiens” e “Permanência”

Quando? De terça a sexta, de 13h às 21h e  aos sábados, das 14h às 22h.

Classificação livre

Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x