Planejamento Estratégico 2017-2021 Planejamento Estratégico 2017-2021

O Planejamento Empresarial do Banco do Nordeste, modelo baseado nos pressupostos da metodologia de Gestão para Resultados (GpR), prioriza o desenvolvimento e a transformação regional em todas as ações, mensurando o desempenho e analisando os  principais aspectos associados ao cumprimento da finalidade da instituição. A Gestão para Resultados prevê a identificação de quantos e quais insumos são requeridos, quais ações são executadas, quantos e quais produtos e serviços são entregues e quais os impactos finais a serem alcançados.

O Planejamento Empresarial do Banco do Nordeste é um processo que possibilita analisar a realidade, avaliar e definir caminhos, construir um referencial futuro, definir um trâmite adequado para envolver na sua construção e implementação tanto a alta administração como as demais áreas, monitorar e avaliar o desempenho alcançado e retroalimentar todo o processo.

Sua finalidade é direcionar os esforços organizacionais na busca sistemática para obtenção dos resultados, proporcionando os resultados almejados para o Banco e para a comunidade na qual se encontra inserido. Consiste em um processo de construção do direcionamento estratégico de modo a garantir a sua sustentabilidade e compõe-se  dos  planos: estratégico, tático e operacional.

A implementação e o êxito da estratégia empresarial são sustentados no Banco do Nordeste pelos princípios do seu planejamento, que são: Meritocracia, Foco nos clientes e resultados, Inovação e Integridade.

O planejamento em nível estratégico define os resultados a serem alcançados e os impactos externos a serem atingidos. Inicia-se com a definição da missão, visão e valores, seguindo-se da construção de indicadores e estabelecimento de metas quadrienais.  A declaração da missão do Banco do Nordeste expressa a sua razão de ser:  

ATUAR COMO O BANCO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO NORDESTE.

E a visão representa a expectativa do  Banco do Nordeste para o futuro:

SER O BANCO PREFERIDO DO NORDESTE, RECONHECIDO PELA SUA CAPACIDADE DE PROMOVER O BEM-ESTAR DAS FAMÍLIAS E A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DA REGIÃO.

A missão e a visão, juntas com os valores, servem de guia para comportamentos, atitudes e decisões das pessoas no exercício das suas responsabilidades. São valores do Banco do Nordeste: justiça, governança, honestidade, sustentabilidade, igualdade, democracia, transparência, compromisso, respeito, cooperação, confiança, disciplina e  civilidade.

Além da missão, visão e valores, no Planejamento Estratégico do Banco do Nordeste,  constam os indicadores e metas quinquenais para o período 2017-2021, classificados segundo a sua natureza em três dimensões de resultado: eficiência, eficácia e efetividade.

  • INDICADORES DE EFICIÊNCIA: analisam se os insumos empregados - recursos humanos, logísticos, tecnológicos e financeiros - geraram produtos e serviços adequados.   
  • INDICADORES DE EFICÁCIA: é a quantidade e a qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário. Esses indicadores sinalizam sobre o processo de gestão, captação de recursos financeiros, gerenciamento do FNE, repasses de diversas fontes de recursos e produtos e serviços financeiros e bancários.
  • INDICADORES DE EFETIVIDADE: apontam se os resultados gerados foram suficientes para atender a missão e a visão estabelecida pelo Banco, gerando valor público. Esses indicadores indicam se aspectos do desenvolvimento regional foram alcançados, como: geração de emprego e renda, melhoria da competitividade das empresas, distribuição proporcional dos recursos nos estados da área de atuação do Banco, além de incentivo à exportação.

Para a comunicação da estratégia com o envolvimento de todos, o Banco do Nordeste adota o Mapa Estratégico, uma representação gráfica de sua estratégia, que considera as dimensões do resultado de eficiência, eficácia e efetividade, os elementos estratégicos de insumos, atividades, produtos, resultados e impactos e os embasamentos na ética, conformidade, monitoramento e avaliação.

 

MAPA ESTRATÉGICO

MAPA Planejamento Estratégico 2017-2021
 

O planejamento estratégico é acompanhado anualmente pelos planos tático e operacional estabelecidos por metas e programas, como Programação Anual do FNE 2017, Programa Crediamigo, Programa Agroamigo e Programa Nacional de Agricultura Familiar. Estão disponibilizados no Relatório de Gestão os principais resultados operacionais obtidos pelo Banco do Nordeste.

 

Programação Anual do FNE 

Programa Crediamigo

Programa AgroAmigo

Programa Nacional de Agricultura Familiar

Relatórios de Gestão