Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração

Nesta seção, consta informações sobre estrutura; legislação; composição; data, horário e local das reuniões; contatos; deliberações, resoluções e atas do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração.

Membros do Comitê

  • Antônio Martiningo Filho
    Membro do Comitê de Riscos e de Capital
    Membro do Comitê de Riscos e de Capital desde 26 de março de 2018. Trabalhou como Auditor Sênior na coordenação de trabalhos de auditoria por cinco anos na Unidade de Auditoria Interna do Banco do Brasil. Atuou no Banco do Brasil como Gerente de Divisão da Diretoria Jurídica por quatro anos, Assessor Master na sede da Auditoria Interna e Gerente de Auditoria na Gerência de Finanças e Mercado Financeiro e Gestão de Riscos no Rio de Janeiro, além de ter sido Gerente Executivo no Comitê de Administração da Auditoria Interna. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Francisco. Pós-graduado MBA em Auditoria Interna pela Universidade de São Paulo e MBA em Gestão de Ativos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Administração de Empresas – Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional - pela Universidade de Brasília.
  • João Décio Ames
    Membro do Comitê de Auditoria
    Membro efetivo do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Foi funcionário de carreira do Banco do Brasil S.A. de 1986 a 2018, tendo exercido as funções de Gerente de Auditoria, Gerente-Adjunto de Auditoria no Exterior em Londres, Chefe de Auditoria no Banco do Brasil AG, em Viena (Austria) e Gerente-Executivo da Auditoria Interna. Foi Coordenador do Comitê de Auditoria na Brasilcap Capitalização S.A., Coordenador do Comitê de Auditoria na BB Mapfre SH1 Participações S.A. (Atual Brasilseg) e na Mapfre BB SH2 Participações S.A. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria - RS e em Ciências Contábeis pela Fema/PUC-RS, pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Federal de Santa Catarina e MBA em Auditoria pela Fipecafi/Universidade de São Paulo (USP). Possui certificação do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa como Conselheiro Fiscal.
  • Guido Antonio da Silva Carneiro
    Membro do Conselho de Administração
    Membro do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil S.A desde junho de 2021. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco em 1976. MBA em Gestão do Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas, em 2010, Especialização em Comércio Exterior, pela Faculdade de Ciências Gerenciais da UNA, em 1983 e em Administração Financeira pela UNA – União de Negócios e Administração – Belo Horizonte, em 1984. Mestrado em Administração – Contábil Financeira, pela Fundação Getúlio Vargas – SP e Copenhagen Business School, em 1994. Tem larga experiência no setor bancário, no qual atuou por 43 anos no Banco do Nordeste do Brasil, onde exerceu funções de Gerente de Agência, Assessor do Presidente, Auditor e Gerente de Câmbio. Na década de 90 implantou o Balanço Social do BNB. Sua Dissertação de Mestrado com o Título Balanço Social: Histórico, evolução e análise de algumas experiências selecionadas foi editada pela biblioteca do BNB.
  • Leonardo Faletti
    Membro do Conselho de Administração
    Membro do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil S.A desde junho de 2021. Graduado em Administração MBA executivo pela COPPEAD-UFRJ. Atualmente é Sócio-Diretor da KOLME Desenvolvimento Empresarial conselheiro Fiscal do IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão (Museu do Amanhã). Também atuou como membro do Conselho Fiscal da INVEPAR e Conselhos Fiscal e de Administração da Sauípe S.A, onde exerceu a presidência do Conselho de Administração. Foi empregado do Banco do Brasil de 1977 a 2012, onde atuou diversos projetos na área de desenvolvimento organizacional, nos estados do Rido de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Atuou na PREVI como Gerente na área de Talentos Humanos e Organização e Gerente Executivo nas áreas de Suporte Administrativo, Compras e Contratações; e de Administração de Participações Imobiliárias, sendo o responsável pela administração de uma carteira de imóveis destinados à renda com patrimônio de cerca de R$1,5 bilhão. Foi responsável pela implantação e desenvolvimento da Gerência de Administração de Fundos Estruturados na BBDTVM. Desenvolveu competências nas áreas de Governança de Participações Imobiliárias (Edifícios Comerciais, Shopping Centers e Empreendimentos Hoteleiros), Planejamento Estratégico, Revisão de Estrutura Organizacional, Mapeamento e Otimização de Processos, Negociação, Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Estruturação e Administração de Fundos Estruturados, dentre outras.
  • José Ilo Rogério de Holanda
    Membro do Conselho de Administração
    Coordenador(a)
    Membro do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil S.A. desde setembro de 2021. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza, em 1989. Especialização em Auditoria pela Fundação Visconde de Cairu, em 1995. MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC, em 1997. Especialização em Comércio Exterior – Negócios Internacionais, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, em 2008. Especialização em Altos Estudos de Defesa pela Escola Superior de Guerra/ESG, em 2018. Mestrado em Direito pela Universidade de Salamanca, em 2012. Tem larga experiência no setor bancário, no qual atuou por 23 anos no Banco do Nordeste do Brasil, onde exerceu a função de Gerente Geral. É servidor público efetivo na carreira de Auditor Federal de Finanças e Controle desde setembro de 2009.

Reuniões do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração