Comitê de Auditoria

Nesta seção, consta informações sobre estrutura; legislação; composição; data, horário e local das reuniões; contatos; deliberações, resoluções e atas do Comitê de Auditoria.

Atualizado em: 27/04/2022
pdf160 KB

Regulamentação e Atribuições

O Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil S.A é um órgão estatutário, regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional por meio da Resolução nº 3198, de 27.05.2004. É subordinado ao Conselho de Administração, sendo composto por 4 (quatro) membros efetivos. Sua constituição, atribuições e funcionamento constam no Estatuto Social, possuindo também Regimento Interno.

No âmbito de competência do Comitê de Auditoria, destacam-se as seguintes atribuições: assessorar o Conselho de Administração no exercício de suas funções, no que se refere aos controles internos, contabilidade e auditoria; avaliar a efetividade da Auditoria Independente e da Auditoria Interna; avaliar a efetividade do Sistema de Controles Internos; e revisar as demonstrações financeiras semestralmente.

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode relatar informações acerca do descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis ao Banco do Nordeste do Brasil ou regulamentos e códigos internos.

Canais de atendimento

Os interessados deverão encaminhar as informações por meio de correspondência para o endereço Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil S/A - Bloco C1 - Térreo do Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas, situado na Avenida Dr. Silas Munguba, nº 5.700, Bairro Passaré, Fortaleza, Ceará - CEP 60.743-902 ou mensagem eletrônica para comitedeauditoria@bnb.gov.br.

Quaisquer mensagens ou documentos recebidos terão tratamento reservado e acesso restrito, a fim de proteger o sigilo das informações e dos remetentes, resguardadas as exceções previstas em lei.

Membros do Comitê

  • João Décio Ames
    Coordenador(a)

    Membro efetivo do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Foi funcionário de carreira do Banco do Brasil S.A. de 1986 a 2018, tendo exercido as funções de Gerente de Auditoria, Gerente-Adjunto de Auditoria no Exterior em Londres, Chefe de Auditoria no Banco do Brasil AG, em Viena (Austria) e Gerente-Executivo da Auditoria Interna. Foi Coordenador do Comitê de Auditoria na Brasilcap Capitalização S.A., Coordenador do Comitê de Auditoria na BB Mapfre SH1 Participações S.A. (Atual Brasilseg) e na Mapfre BB SH2 Participações S.A. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria - RS e em Ciências Contábeis pela Fema/PUC-RS, pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Federal de Santa Catarina e MBA em Auditoria pela Fipecafi/Universidade de São Paulo (USP). Possui certificação do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa como Conselheiro Fiscal.

  • Leonardo Faletti

    Membro do Conselho de Administração e Membro do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Membro efetivo do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Graduado em Administração MBA executivo pela COPPEAD-UFRJ. Atualmente é Sócio-Diretor da KOLME Desenvolvimento Empresarial conselheiro Fiscal do IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão (Museu do Amanhã). Também atuou como membro do Conselho Fiscal da INVEPAR e Conselhos Fiscal e de Administração da Sauípe S.A, onde exerceu a presidência do Conselho de Administração. Foi empregado do Banco do Brasil de 1977 a 2012, onde atuou diversos projetos na área de desenvolvimento organizacional, nos estados do Rido de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Atuou na PREVI como Gerente na área de Talentos Humanos e Organização e Gerente Executivo nas áreas de Suporte Administrativo, Compras e Contratações; e de Administração de Participações Imobiliárias, sendo o responsável pela administração de uma carteira de imóveis destinados à renda com patrimônio de cerca de R$1,5 bilhão. Foi responsável pela implantação e desenvolvimento da Gerência de Administração de Fundos Estruturados na BBDTVM. Desenvolveu competências nas áreas de Governança de Participações Imobiliárias (Edifícios Comerciais, Shopping Centers e Empreendimentos Hoteleiros), Planejamento Estratégico, Revisão de Estrutura Organizacional, Mapeamento e Otimização de Processos, Negociação, Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Estruturação e Administração de Fundos Estruturados, dentre outras.

  • Luiz Alberto de Castro Falleiros

    Membro efetivo do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Vem atuando como Conselheiro de Administração e Conselheiro fiscal de várias organizações desde o ano 2000, tendo atuado anteriormente em empresas como Relação com Investidores. Foi responsável pela Direção das áreas de Investimento e Underwriting em bancos nacionais.

  • João Andrade Vieira da Silva

    Membro do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil S/A. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe, onde foi Programador, Analista de Sistemas e Professor do Departamento de Informática. Tem MBA em Finanças e Mestrado em Economia e Finanças, ambos pela FGV-SP. Foi funcionário de carreira do Banco do Estado de Sergipe - BANESE de 1982 a 2013, tendo gerenciado a área de Tecnologia da Informação por mais de 15 anos e exerceu os cargos de Diretor de Crédito e Presidente do Banco por duas vezes. No BANESE foi responsável pela implantação dos Sistemas de Automação Bancária e pela criação e implementação do Cartão de Crédito BANESECARD e da Rede de Correspondentes Bancários. Foi Secretário de Administração da Prefeitura de Aracaju-SE e Presidente da Empresa de Serviços Urbanos de Aracaju-SE. Foi também Secretário de Estado da Fazenda do Estado de Sergipe e Presidente do Conselho de Administração do Banco do Estado de Sergipe. Atuou com membro de inúmeros Conselhos Institucionais do Governo do Estado de Sergipe e de Conselhos de Administração de Empresas Públicas e Estatais do Estado de Sergipe. Trabalhou na empresa CAPGEMINI BRASIL, na unidade de Financial Services, como Consultor Especializado em Finanças, atuando em projetos estratégicos de negócios junto à CAIXA e Grupo BRADESCO (Banco e Seguradora). Atuou como Professor de pós-graduação na UNIVERSIDADE ESTÁCIO, em cursos de economia e finanças. Exerce o cargo de Superintendente da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social do Estado de Sergipe. É certificado pela SUSEP como Corretor de Seguros de todos os ramos. Possui competências em negócios e TI para a Indústria Financeira, com ênfase em Bancos de Varejo, Seguradoras e Empresas de Cartões e de Meios de Pagamentos, envolvendo tecnologias disruptivas e em projetos de Banco Digital, Open Banking e Open Insurance.

Reuniões do Comitê