Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Percursos Urbanos investiga influência do mar nas relações socioculturais e no imaginário infantil

Fortaleza (CE), 11 de maio 2015 – O Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (Rua Conde d’Eu, 560 – Centro – fone: 85 3464.3108), por meio do programa Percursos Urbanos, promove roteiro temático sobre histórias marítimas e seus personagens. O passeio intitulado de O Velho, o Mar e Bob Esponja tem o objetivo de compreender a origem da vida a partir das águas, bem como navegar pelos clássicos do imaginário infantil, tornando o mar espaço de vida e morte para o ser humano. A programação acontece no sábado, 16, a partir das 15h com acesso gratuito. 

O arte-educador e ilustrador Nílbio Lee irá guiar o passeio que parte da sede do CCBNB e se estende até a Beira-Mar em busca do contato direto com o ambiente aquático. Segundo o mediador do trajeto, o mar e o oceano são meios importantes para o desenvolvimento da humanidade. É na água que se dá a manutenção da vida, a busca por alimentos e a sustentabilidade ecológica do planeta.

Mas não para por aí. A água também propiciou novas relações socioculturais, as quais evoluíram a partir do século XIX. “Não era hábito as pessoas tomarem banho de mar até então. Interagir com o mar e fazer disso um hábito, em especial no litoral nordestino, traz percepções diferenciadas sobre o tempo e espaço em que vivemos”, afirma Nílbio.

A apropriação deste espaço pelo homem gera mitos de criação para a literatura e para as histórias em quadrinhos. “A importância da água na formação das culturas antigas é possível de ser verificada quando analisamos histórias, aventuras, lendas e contos do passado. O mar e o oceano sempre foram fonte de vida e sabedoria para os povos antigos”, explica o mediador. Assim, a água é mote para poemas épicos, pinturas, romances e grandes personagens da cultura pop.

Os participantes poderão conhecer, do ponto de vista histórico e antropológico, personagens como Homero, polinésios, argonautas, O velho e o Mar, Moby Dick, Bob Esponja, Capitão Nemo e Aquaman. “A todos os interessados em contação de histórias voltadas para a formação da humanidade a partir da vida marítima está convidado a embarcar no passeio”, acrescenta Nílbio.

Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x