Pular para o conteúdo

Sala de Imprensa

 
 

Presidente do Banco do Nordeste recebe título de cidadão de Salvador

Salvador, 4 de outubro de 2017 – O presidente do Banco do Nordeste, Marcos Costa Holanda, recebe nesta quinta (5), às 19h, o título de cidadão da cidade de Salvador, concedido pela Câmara Municipal. A honraria, de iniciativa do vereador Isnard Araújo, é um reconhecimento ao trabalho da instituição presidida por Holanda no fomento ao desenvolvimento do município, sobretudo no que se refere ao microcrédito.

A solenidade será realizada no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal e contará com a participação do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, da secretária Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Eronildes Vasconcelos Carvalho, além de autoridades e gestores do Banco do Nordeste.

Sob a liderança de Marcos Holanda, o Banco estreitou os laços com Salvador, realizando importantes investimentos na cidade. Um exemplo é a convergência estratégica com o Programa Salvador 360, que contempla a inclusão econômica por intermédio do Crediamigo, programa de microfinanças da instituição. O objetivo é dinamizar e fortalecer o setor produtivo informal e formal de pequeno porte do município.

Nesse sentido, o Banco inaugurou, em 2017, nova unidade do  Crediamigo na Estação da Lapa e, ainda este ano, deve triplicar o número de postos de atendimento do Programa na capital baiana, passando a ter seis unidades. Serão beneficiados os bairros de Paripe, Plataforma, Cajazeiras e São Cristóvão. Nesse esforço, a força de trabalho será ampliada em mais de 200%, e a intenção é que, até 2020, a aplicação de recursos nesse segmento pelo BNB em Salvador salte de R$ 30 milhões para R$ 400 milhões.

Além do Crediamigo, o financiamento para expansão do sistema de abastecimento de água e esgoto da Região Metropolitana de Salvador e da cidade de Feira de Santana constitui outro exemplo de como o BNB está fazendo a diferença na vida dos soteropolitanos.

O Hub Inovação Nordeste (Hubine), centro de apoio a iniciativas inovadoras do BNB,  prepara-se para instalar uma filial em Salvador, como forma de contribuir  com a construção de uma “Cidade Inteligente".

Trajetória

Marcos Costa Holanda graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará e em Economia pela Universidade de Fortaleza. Trilhou uma trajetória acadêmica de êxito, ao cursar mestrado em Economia na Fundação Getúlio Vargas (RJ) e doutorado em Economia na University of Illinois. Marcos Holanda cursou ainda pós-doutorado em Economia, também na University of Illinois.

Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é professor titular de Economia da Universidade Federal do Ceará, onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Economia, no período de 1998 a 2000, e o Mestrado Profissional de Economia, de 2001 a 2003. Assumiu a presidência do Banco do Nordeste em maio de 2015. Costuma dizer que sua gestão tem como pilares “4 Es”: Eficácia, Eficiência, Efetividade e Ética.

Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x